TecTeca - Quem Somos

A nossa história

A TecTeca nasceu depois de muito estudo sobre o livro de literatura infantil nas novas mídias. Ficou evidente que faltava algo que unisse a literatura ao mundo tecnológico em que as crianças estão imersas. E, dessa inquietação, decidimos preencher o que faltava.

Conversamos com famílias e educadores para entender quais as suas maiores aflições no uso da tecnologia pelos pequenos, e, é claro, conversamos também com as crianças.

Percebemos que a literatura digital ainda não está nas opções de lazer da criança e que isso preocupa pais e professores, visto que todos sabemos dos benéficos da leitura literária para a aprendizagem, e ainda que os pequenos anseiam por ter sua biblioteca digital.

Assim, botamos a mão na massa e realizamos o sonho de construir a TecTeca.

Quem somos

Jessica Furtado
Design

Licenciada e Mestre em Design e Multimídia pela Universidade de Coimbra, Portugal.

Especialista em Interação Criança-Computador e Design de Interação.

Experiência em desenvolvimento web e criação histórias interativas.

Eugênio Furtado
Desenvolvimento

Cientista da Computação pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

Especialista em Gamificação e Jogos.

Experiência em programação e criação de jogos.

Cassia Furtado
Curadoria

Doutora em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro, Portugal. Professora da UFMA e da UFPA, Brasil.

Especialista em Livro Digital, Literatura Infantil e Experiência do Usuário.

Seleciona as obras que irão para a plataforma e as ferramentas de interação.

Parceiros

Autores Independentes

Anízia Maria Costa Nascimento

É a autora do livro de lançamento da TecTeca - A Bruxinha Lenlenzinha e as Cores. Segundo a mesma, a beleza, a inocência e a ludicidade das histórias infantis sempre a fizeram vivenciar aventuras em torno de realidades, e foi assim que nasceu a Lenlenzinha. Bibliotecária e professora, já havia sido parceira da equipe em outros projetos que envolviam a literatura infantil e foi das primeiras a acreditar no potencial da TecTeca.

Contato

E-mail: [email protected]

Telefone: (098) 988 16 27 70

Wilson Marques

Natural de Caxias-MA, Wilson Marques é jornalista. Ouvinte atento desde a infância de histórias da tradição oral, tomou personagens e lendas como inspiração para escrever uma série de livros infantis, como "Quem tem medo de Ana Jansen?", "A menina levada e a Serpente Encantada", "O tambor do Mestre Zizinho". E os cordéis "Os dois irmãos e o olu" e "A menina inhame", ente outros títulos. É autor ainda do livro "Criações - Mitos Tenetehara" (Paulus Editora), uma coletânea de narrativas da cultura guajajara. E "Adivinha quem foi o miolo do boi" (Editora do Brasil). Em 2017, como parte das homenagens pelos cem anos de nascimento do romancista Josué Montello, organizou a publicação do primeiro livro do grande escritor maranhense para o público infantil, "O tesouro de Dom José e outros contos", lançado originalmente na década de quarenta.

Contato

E-mail: [email protected]

Telefone: (098) 996 12 31 74

Natinho Costa Fênix

Natinho Costa Fênix é o pseudônimo de Raimundo Notato Costa Guilhermino, natural de Carnaubeiras, Araioses. Cedo despertou para as Letras, aos seis anos. Daí por diante não parou mais, e aos doze já escrevia poesias e histórias infantis. É autor do livro As Aventuras de uma Gotinha D'água (infantil). Formato em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão, cursou Perspectivas Críticas da Literatura Contemporânea (especialização), pela mesma Universidade. Mora em São Luís. Tem a publicar o livro Poemas da Saudade que ficou (o tema saudade na poesia maranhense). Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, onde ocupa a cadeira de número 38 patronada por Barbosa de Godóis; sócio colaborador da SOBRAMES Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (MA) entre outros.

Contato

E-mail: [email protected]

Telefone: (098) 999 74 42 92

Francinete Braga Santos

Escritora maranhense, nascida em 1967, em Chapadinha. Em São Luís, tornou-se professora de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a partir de 1984. Tornou-se pedagoga em 1998. É mestre e doutora em Ciências da Educação e, atualmente, mestranda em Gestão de Ensino da Educação Básica.

Contato

E-mail: [email protected]

Telefone: (098) 981 82 03 72

Ilustradores

Thaís Lemos Lima

É designer e ilustradora. Sempre se interessou por ilustração, mas foi durante um intercâmbio, onde estudou na Universidade de Curtin, em Perth, na Austrália, que teve contato com os processos envolvidos na produção de ilustrações comerciais e literárias. Desde então seu interesse pela linguagem visual de livros infantis só vem crescendo, pois cada personagem, cenário e texto possibilitam ao leitor um nível de imersão capaz de transportá-lo para universos únicos.

Contato

E-mail: [email protected]

@thaislelima

Amanda Belo

Amanda Belo é arquiteta por formação e desenhista por paixão. Maranhense, nascida em 1994, se dedica às artes desde a infância, por influência de desenhos e quadrinhos. Aprendeu de forma autodidata sobre expressividade da figura humana e narrativas visuais, se inspirando frequentemente em universos de histórias fantásticas - influencias carregadas até hoje em seus traços. Gosta de experimentar diferentes materiais de pintura, e explorar novas técnicas e formas de representação, mas tem como atual foco a pintura digital e animação tradicional.

Contato

Site: www.amandabelo.com

@amandabeloart

Colaboradores

Ana Lívia Furtado

Parceira de longo tempo, desde o início sonhou conosco a criação da TecTeca, assim não poderia ficar de fora. Lívia trata do nosso marketing de relacionamento, tendo como tarefa atualizar nossos clientes e usuários sobre as novidades do aplicativo.

Ceres Campos

É ela o nosso aconselhamento jurídico, que nos guia por todas as linhas e entrelinhas da parte burocrática da TecTeca. Chegou recentemente para nos preparar para o mercado e nos jogar no tanque de tubarões.

Quer fazer parte da equipe?

A TecTeca valoriza novos talentos e incentiva o surgimento de novos nomes. Portanto, escritores de literatura infantil e ilustradores, ou outro criativo que tenha alguma proposta para nós, não sejam tímidos :)